Este sábado juntamente com A., B. e um grupo de Erasmus, fui passar um dia de fiesta & no siesta a Valência. Nestes dias são alí celebradas as festas de San José, conhecidas pelas famosas Fallas, uns bonecos enormes que visam satirizar um ano de acontecimentos politicos/ sociais/ culturais.
Era o primeiro dia de festa e chegámos ao ínicio da tarde, a tempo da Mascletà, uma demonstração de poder sonoro, com recursivos rebentamentos de petardos e foguetes na Plaza del Ayuntamento. O ruído é tão elevado que os vidros dos edifícios chegam a vibrar.
Aproveitámos a tarde para conhecer um pouco da cidade. É bem agradável caminhar pela zona reabilitada do antigo rio, este foi desviado do seu curso após umas cheias que arrazaram a cidade, tornando-se agora em parque público, o que permite admirar as várias pontes de um ponto de vista diferente. A Ciudad de las Arts y las Ciencias, desenhada pelo famoso Santiago Calatrava, é um espaço maravilhoso, onde se reune cultura, sociedade, natureza e arquitectura. Neste local podemos encontrar um museu, uma sala de concertos, um oceanário, um parque e um cinema IMAX. Foi pena não termos tempo para visitar todos os espaços, mas o ambiente exterior já valeu bem a visita.
Com o aproximar da noite, voltámos ao centro para vislumbrar algumas das Fallas e reencontrar com os Erasmus para a noite de fiesta. Vários são os cruzamentos e ruas que estão fechados ao trânsito por motivo das Fallas, é impressionante ver que estas chegam a atingir uma altura de 3 andares e que apesar da sua locazilação no meio da rua a poucos metros dos edíficios, serão queimadas na Cremà o último dia da festa.
Vislumbrámos os coloridos fogos de artíficio e passámos o resto da noite em ambiente de botellon e festa cutre de bairro. Pela madrugada regressávamos a Barcelona, dois autocarros cheios de gente completamente esgotada de 24h imparáveis de fiesta & no siesta.
domingo, 16 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário