terça-feira, 16 de setembro de 2008

Surf Trip

Aproveitar um feriado a meio da semana e juntar uns quantos dias de férias foi a estratégia para esta viagem (quase uma semana, ui grandes férias tive este ano). Junto com a minha metade espanhola, deixámos o lago Mediterrâneo em busca de ondas Atlânticas.
Primeiro spot - Costa da Caparica
O primeiro dia foi passado a tratar das típicas burocracias de viajem relâmpago a Portugal, mas ainda aproveitámos parte da tarde na praia. Pela noite, jantarada com as "bestas" e de seguida um giro pelo Bairro Alto e Santos.
Segundo spot - Odeceixe
Depois de um difícil despertar, lá nos pusemos em viagem no Rolls Royce azul, descendo pela Costa Alentejana. Passámos por Porto Covo e Vila Nova de Milfontes sendo o destino do dia Odeceixe. Chegámos já ao final da tarde, a boa hora de apreciar o pôr do sol.
Terceiro spot - Baleal
Pela manhã o mar encontrava-se muitooo agreste na baía de Odeceixe. Conversámos com alguns locais da escola de surf que nos informaram estarem melhores condições perto de Sagres, seguimos assim no RR mais para sul. O Baleal estava completamente apinhado, aparentemente era o único spot com condições neste dia. Ficámos pouco tempo por ali, por já ser tarde e não existir aluguer de pranchas de surf na praia. Regressámos à base, de caminho passando pela praia do Amado e pela Arrifana, chegando a tempo de assistir novamente ao por do sol a 2, no areal de Odeceixe.
Quarto spot - Amado
Como as condições em Odeiceixe se mantinham más para a boa prática de surf. Decidimos mover malas e bagagem para Sagres. Parámos na praia do Amado onde as condições aparentavam estar boas. Descarregámos toda a tralha de praia, toalhas, comes, chapéu de sol, prancha, fato, baldes e pás.. A. alugou uma prancha e metemos-nos à água. Foi um dia em cheio, muito bem passado embora o mar estivesse ainda forte e com condições que mal permitiam chegar ao offshore. Praticamente não passámos da espuma..foi duro. No final da tarde, dirigimo-nos a Sagres para assistir ao espectáculo do lusco-fusco desde o Cabo de São Vicente. O local estava já cheio de vários turistas (espanhóis na sua grande maioria) que tinham a mesma ideia que nós, estes haviam já abarbatado todos os melhores lugares da plateia (sentados perto do abismo a ponto de cair). Ainda assim conseguimos ver o show que terminou em apoteótico aplauso (parece que em Espanha não à pôr do sol..eheh), mas quem é que raio aplaude a um pôr do sol?!?
Quinto spot - Amado
Como pernoitámos na bela Vila de Sagres, fomos primeiro ver como estavam os sets ali ao pé. O Baleal apresentava-se completamente flat e o Tonel sem grande força, com muita gente e pouco espaço. Experimentámos ir de novo à Praia do Amado. Chegámos com condições perfeitas, facilidade de chegar ao offshore, ondas direitas e com força. Foi terminar esta surf trip em cheio, ficando o desejo de voltar o mais cedo possível.

Nenhum comentário: