terça-feira, 25 de março de 2008

La Tramontana

Com os voos para Portugal abusivamente caros, aproveitei estas mini-férias de Páscoa, para juntamente com A. conhecer melhor a Cataluña. Planeámos assim um passeio por diferentes comarcas a norte de Barcelona, como Girona, Selva, a Alt e Baix Empordá.
Saímos na quinta à tarde em direcção a Girona, tratando-se de época alta de turismo, tivemos sorte em A. ter ali um amigo que nos arranjou poiso e assim poupar nas duas primeiras noites de estadia. Girona é uma cidade pequena, calma e muito bonita, cheia de história. Em meio-dia conseguimos visitar os pontos importantes, a catedral, os banhos árabes, o bairro judeu, a muralha.
Para aproveitar a tarde fomos até Banyoles e Besalú, duas vilas que preservam bem os seus edifícios medievais. Fiquei impressionado por encontrar tanta gente de passeio por estas terrinhas, perdidas no meio de um país tão grande, mas estando meio mundo de férias, não seria de admirar.
De regresso a Girona teríamos pela noite a oportunidade de presenciar a procissão da via-sacra, ou seja, de ver os típicos e sinistros encapuçados, afinal estes não vestem só de branco, mas sim das mais variadas cores do aro-íris.
Sábado retomámos viagem em direcção a norte, fomos até Figueres, a terra natal de Salvador Dalí, e por isso, repleta de obras e referências ao famoso artista. Atravessando montes, chegámos a Cadaqués, uma pequena e isolada vila pesqueira, conhecida por lugar de veraneio do artista de bigode. Um pequeno desvio até Castelló d'Empuries, levou-nos a outra pequena vila de troços medievais, dali voltámos à costa, até l'Escala, uma vila que dizem ser muito bonita, mas que nesta tarde muito chuvosa, impossibilitada de visitar. Com o entardecer, seguimos em direcção a Masos de Pals, onde iríamos pernoitar.
Domingo de Páscoa apresentava um dia esplêndido, pelos vistos, os efeitos da tramontana limparam o céu de nuvens. Neste excelente dia de passeio, acrescentámos à lista de vilas góticas/medievais, Pals e Peratallada, parece realmente que caminhamos atrás no tempo ao atravessar as ruelas e becos destas vilas. Seguimos depois em direcção à costa para iniciar a rota em direcção a sul, passando por Tamariu, outra bela aldeia costeira, isolada e fora das redes de turismo até Platja d'Aro esta sim um destino para as massas. Chegámos já de noite a Sant Feliu de Guixols, com um dia intenso de viagem, recolhemos ao descanso.
Novo dia de esplendor. Demos um passeio matutino junto à praia, visitámos o mosteiro e a pequena vila de Sant Feliu de Guixols. Voltámos à estrada e apreciando a maravilha natural da Costa Brava, descemos até Tossa da Mar, outra vila com história, e muita beleza. Depois de palmar toda a vila e castelo, tomámos o repasto à beira da praia aproveitando o sol e calor que se fazia notar, foi um terminar de mini-férias em grande.










Aqui fica o mapa da viagem:

View Larger Map

"La presencia de la tramontana es particularmente intensa en la comarca catalana del Empordà, y son numerosas las referencias literarias y artísticas a este viento."

Um comentário:

Cláudio disse...

Parece uma óptima viagem!
Também tenho curiosidade em visitar Girona e Figueres..
Muito passeias tu ;)