terça-feira, 22 de abril de 2008

Bodies

Finalmente fui ver a Bodies the exhibition. Tinha topado o cartaz promocional logo nos primeiros dias passados em Barcelona e como me tinham falado do sucesso desta exposição no CCB de Lisboa, a minha curiosidade era evidente. Mas várias foram as vezes que adiei a visita e muita sorte tive por a organização adiar também por várias vezes a continuação da exposição. À boa maneira portuguesa, fui no último dia, ontem. Valeu bem a pena, pela primeira vez (o público) tem acesso a vislumbrar o interior do nosso corpo tal como é, ossos, músculos, sistemas, de tudo. Incrível como conseguiram montar certas partes da exposição em especial a que demonstra as veias e artérias de um braço e de uma perna, imaginem só mesmo as veias imersas num líquido mas com a clara forma dos membros, simplesmente incrível. O muito falado pulmão saudável vs tabagista também lá estava e é certo que causa uma forte impressão.
Os espanhóis seguem fiéis a si mesmo, têm de estar em cima ou por baixo das coisas para as ver, quer em poses de contorcionismo quer completamente debruçados nos vidros protectores. Parece que comem um magnum, "é meu e só meu até ao fim".
Aqui fica a descrição do processo de conservação dos corpos expostos:
"A human specimen is first preserved according to standard mortuary science. The specimen is then dissected to show whatever it is that someone wants to display. Once dissected, the specimen is immersed in acetone, which eliminates all body water. The specimen is then placed in a large bath of silicone, or polymer, and sealed in a vacuum chamber. Under vacuum, acetone leaves the body in the form of gas and the polymer replaces it, entering each cell and body tissue. A catalyst is then applied to the specimen, hardening it and completing the process."

Nenhum comentário: