segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Esse bicho, o N.I.E.

Hoje consegui finalmente o N.I.E., isto é, o número de identificação de estrangeiro em Espanha.
Passados 9 meses em Madrid e sem a necessidade deste, ainda não percebi bem o porque raio o fui pedir agora, nem porque tive tanto trabalho a consegui-lo, mas como estou nesta terra na condição de kamone, queria ter um documento que oficializa-se o posto.
Obter este documento não foi nenhuma pêra doce, senão vejamos a aventura:
29/12 - Vejo na net o que é preciso, ir a uma comissaria em Barceloneta; levar fotocópias do passaporte; fotos; caneta e cerca de 6€.
30/12 13h00 - Passo numa papelaria e faço 2 cópias do passaporte, 0,10€ cada, carote. Chego à comissaria, afinal não é ali, tenho antes de ir à subsecção do governo que está a 15' a pé. Chegando lá, já não há papéis, há que voltar depois das festas de ano novo.
03/01 12h00 - Regresso à subsecção do governo, de novo já não há papéis (mas quais papéis!?!?), pergunto o que é mesmo necessário ao que me informam de apenas o passaporte, de ir buscar os papéis no dia seguinte e chegar mais cedo.
04/01 10h00 - Consigo os malfadados papéis, agora tenho de voltar à comissaria e preenche-los enquanto se espera na fila, uma tarefa árdua quando se tem apenas um mapa para fazer de apoio. 40' depois sou atendido, afinal a morada que coloquei é de outro município e não o podem tratar ali (isto por não me lembrar da morada completa para onde me ia mudar dentro de 2 dias..).
07/01 12h00 - Comissaria de Cornella, espero 30' e sou atendido, pedem-me uma foto e fotocopia do passaporte, com isto tudo, já tinha perdido as 2 que tinha feito, "mas não há problema, vai ali ao lado à casa das fotos", 0,20€ mais leve por uma fotocópia. Finalmente lá obtenho o Número de Identidad de Extranjero (N.I.E.), um papel verde com um número manhoso, espero bem que isto venha a ser útil.

Já o dizia em Madrid, "soy guiri y con orgullo", agora até os papéis para o provar tenho.

Bem, como tinha muito tempo livre nestes dias, não me preocupei muito com esta aventura e aproveitei para passear e ver as vistas, já que não conseguia tratar de nada e levei tudo na descontra, mas para quem pensa fazer o N.I.E. em Barcelona, aqui ficam as dicas:
- Confirmem bem em que município vivem, ou de onde põem a morada, basta ir à comissaria local.
- Ir cedo e levar Passaporte ou BI, uma cópia deste e uma fotografia.
- Em menos de uma hora devem estar despachados.
- Pagar num qualquer banco a taxa de 6,80€.

Nenhum comentário: