Domingo de sol, há que aproveitar bem estes dias, para conhecer melhor a cidade. Agarrei no guia de Barcelona que recebi este Natal (obrigado primaço) e apliquei-lhe algum uso. Este demonstra uns percursos pedestres por várias zonas da cidade, elegi assim um que fica perto da zona onde vivo, pelo L'Eixample.
Este bairro resulta da necessidade de crescimento da cidade nos finais do século XIX, o seu nome significa literalmente "alargamento". Ildefons Cerdà planificou esta parte da cidade de forma muito simétrica, como um tabuleiro de xadrez. As ruas estão assim dispostas de forma paralela e perpendicular ao mar, são largas e muito compridas, só hoje atravessei várias vezes a minha rua (Carrer de València), ao sair de casa (primeiros números) e junto ao meio da cidade (por volta dos números 300). Agora percebo porque quando digo onde vivo me perguntam sempre com que outra rua faz esquina.
Este é um dos mais conhecidos bairros de Barcelona. É onde se encontram muitos dos famosos edifícios desenhados por Antoni Gaudí e outros arquitectos modernistas. É um passeio absolutamente fabuloso, em especial para quem gosta de arquitectura, os edifícios são maravilhosos.
domingo, 13 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário